PORQUE ESTUDAR SOBRE AS FINANÇAS E INVESTIMENTOS

DE: JOSÉ DIAS NSAKALA.

Uma das razões que pode levar muitos se interessarem em assuntos atrelados a finanças e investimento é a pobreza, as vantagens da literacia financeira e as suas respectivas consequências. No presente artigo, abordaremos um pouco sobre as razões socioculturais da pobreza no mundo e a importância de se ter conhecimento sobre finanças pessoais e investimento.

A POBREZA NO MUNDO        

Existem muitos motivos pelos quais as pessoas a redor do mundo são constantemente aconselhadas a estudarem sobre finanças pessoais e uma delas é a pobreza. O índice de pobreza a nível mundial é muito grande e alarmante. Por exemplo, segundo as Nações Unidas, mais de 780 milhões de pessoas vivem abaixo do limimiar internacional de pobreza. Além disso, um número muito grande de pessoas vivem em pobreza extrema tendo grandes dificuldades de satisfazer as necessidades básicas e sendo privados de direitos básicos inerentes a todos seres humanos como a educação, a saúde, acesso a água potável e ao saneamento básico.

RAZÕES DA POBREZA

Claramente, muitas pessoas pobres são vítimas das circunstâncias além do seu controle porque existem muitos factores socioculturais e naturais que impactam a pobreza e a sua continuidade.

Entre os vários factores, pode se citar a reduzida instrução. A falta de acesso a instrução e formação escolar faz com que muitos ficam presos numa espécie de ciclo infinito de pobreza e quase sem a possibilidade de sair de um ciclo vicioso por falta de instrução.

A discriminação social atrelada ao género ou raça é muito comum em várias partes do mundo, sendo uma das razões que contribuem significativamente para continuidade a pobreza. Nesses casos, um grupo social ou um género é privado de educação e instrução limitando a sua forma de pensar e reduzindo a probabilidade de progressão e crescimento financeiro e económico.

Além disso, em muitas partes de África, América e Ásia, a exclusão social e a grande taxa de natalidade faz com que haja muitas famílias e comunidades vivendo em situação de pobreza. É comum vermos famílias numerosas com dificuldades financeiras porque, na maioria das vezes, os pais não conseguem prover o necessário para os seus agregados porque ganham o salário mínimo que não corresponde aos gastos mensais. Sem esquecermos que, a impunidade, a corrupção, o terrorismo e ditadura em muitos estados a nível mundial têm igualmente contribuído para o aumento do nível de pobreza em muitas comunidades.

Além dos factores sócio culturas abordados a cima, temos também os factores naturais como os desastres naturais, o clima extremo e as doenças também têm impactado grandemente na pobreza mundial.

VANTAGEM DE ESTUDAR SOBRE FINANÇAS E INVESTIMENTO.

Ainda que não vivamos em situação de pobreza ou de extrema pobreza, é comum em muitos países ver pessoas vivendo com o salário mínimo ou seja, vivem no limite das suas possibilidades em com muitas contas a pagar e muitos as vezes são obrigadas a contrair dívidas para conseguirem prover o básico para si mesmos e para sua família.

Alguns, mesmo ganhando um salário acima da média, não têm controlo sobre a sua vida financeira e por isso, vivem uma vida de frustrações e dívidas.

Por isso é muito importante ter controlo sobre o seu dinheiro, no entanto, isso só é possível com o conhecimento de finanças pessoas e investimento. Este conhecimento permitirá uma gestão financeira melhor tendo o controlo de tudo que entra e sai da sua carteira ou conta bancária.

Assim como é preciso ter uma instrução para ser um bom mecânico ou pasteleiro, também é necessário estudar o dinheiro para ser um bom gestor e não viver de apertos financeiro.

A boa gestão de finanças pessoais ajuda a ter uma vida mais tranquila evitando dívidas e frustrações e melhorando a nossa saúde mental e física.

A literacia financeira, a importância de saber poupar inteligentemente, controlar impulsos de gastos, alavancar ganhos e poupar os ganhos só é possível com o estudo e aplicar o que se estuda.

Com o estudo e a literacia financeira conseguirás controlar as tuas finanças pessoais, tomar as decisões financeiras mais acertadas, planear melhor o seu futuro, evitar ou reduzir o stress financeiro e aproveitar melhor os teus dias de vida. Todas estas vantagens são resultantes de leituras, estudos que resultarão numa independência e liberdade financeira.

Related Post

One thought on “PORQUE ESTUDAR SOBRE AS FINANÇAS E INVESTIMENTOS”
  1. A literacia financeira é essencial para quebrar o ciclo da pobreza e promover o desenvolvimento pessoal e comunitário. A falta de acesso à educação e a discriminação social são obstáculos significativos que impedem muitas pessoas de melhorar suas condições de vida. Investir em educação e conscientização sobre finanças pode ser um caminho para reduzir as desigualdades e promover a inclusão social. Como podemos garantir que mais pessoas tenham acesso a recursos e conhecimentos financeiros básicos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *